Segurança do Trabalho pode aumentar a produtividade?

  
segurança do trabalho

  São inúmeros benefícios que o treinamento de segurança do trabalho pode gerar às empresas. Hoje vamos demonstrar como a segurança pode aumentar a produtividade das pequenas, médias e grandes empresas.

  Hoje os empregadores devem garantir que suas operações ou atividades sejam executadas de maneira segura e saudável para os empregados, atendendo os requisitos legais de segurança e saúde do trabalho exigidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT e o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

  Porém sabemos que muitas vezes a segurança do trabalho pode se tornar um programa engessado e realizado apenas para cumprir as normas exigidas. O que muitos não sabem é que o treinamento de segurança do trabalho e suas práticas ajudam diretamente na produtividade das empresas! Como? Vou te explicar…

Como a segurança do trabalho aumenta a produtividade?

  A utilização de equipamentos e a implementação de procedimentos eficazes de segurança através de treinamentos, reduzem o número de afastamentos ocorridos por acidente de trabalho, isentando o colaborador de traumas relativos ao acidentes e eliminando possíveis gastos que o mesmo pode vir a ter até o final de sua vida.

  Além disso, para a empresa é interessante não ter um alto índice de ausência dos funcionários pelos acidentes, visto que eles são responsáveis também por entregar produtos e serviços. Não podemos deixar de lembrar que quando as empresas não cumprem com a lei, quando por exemplo: não fornecem EPI, não realizaram treinamentos de segurança para o posto do empregado, etc.. estão sujeitos a multas e também a pagar pelas despesas dos acidentes!

  Então podemos dizer que com a utilização de equipamentos, procedimentos e treinamentos de segurança do trabalho, reduz-se o número de afastamentos por acidentes de trabalho e aumenta a produtividade das empresas.

  Reduzir os riscos é um ponto fundamental para se evitar acidentes durante o trabalho. A melhor maneira para se reduzir os riscos é a prevenção. Para isso, é importante que haja uma inspeção regular do local de trabalho, bem como a certificação de que os empregados seguem as políticas de segurança implementadas.

  A identificação dos riscos existentes no local de trabalho, a elaboração do mapa de risco, a execução do Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais – PPRA e o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI são algumas das principais medidas para a redução do número de acidentes na empresa, além claro dos treinamentos das NR’s que são específicas para cada tipo de atividade. 

  Outro ponto importante é que a implementação de técnicas para a redução do número de acidentes de trabalho gera maior satisfação dos funcionários para a execução do serviço prestado, além disso cria-se uma responsabilidade coletiva na empresa, onde todos passam adiante as melhores práticas de segurança.

  Sendo assim, garantir a segurança e a saúde física e psicológica dos empregados é um dos requisitos indispensáveis para a efetiva produtividade do ambiente de trabalho e como resultado, o sucesso da empresa.



Texto e Imagem retirados do BLOG INBEP.